Pinturas de Armanda Passos, minha pintora preferida.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VIVENDO


Contemplando  e por vezes sonhando
Ia a Vida passeando
Através dos domínios terrenos.
Recordando,
Pensando.

Donde vens tão apressada
Oh  Morte ?
Que da tua sorte
Eu não perduro nem alimento,
Afugento.

- Trágico  destino o teu
Oh  Vida !
Que por mais que te afastes
Mais perto de mim te encontras
P¢ra contas!

- Estou então prisioneira
Por ti encarcerada,
Procurando a felicidade
Mesmo o destino sabendo,
Morrendo!

Busca vã , mas aterradora
Nas entranhas do que é belo.
Para que te possa enfrentar
Nesse duelo, vencendo
Vivendo…

A CIDADE DO SONHO


Sofres e choras? Vem comigo! Vou mostrar-te
O caminho que leva à Cidade do Sonho...
De tão alta que está, vê-se de toda a parte,
Mas o íngreme trajecto é florido e risonho.

Vai por entre rosais, sinuoso e macio,
Como o caminho chão duma aldeia ao luar,
Todo branco a luzir numa noite de Estio,
Sob o intenso clamor dos ralos a cantar.

Se o teu ânimo sofre amarguras na vida,
Deves empreender essa jornada louca;
O Sonho é para nós a Terra Prometida:
Em beijos o maná chove na nossa boca...

Vistos dessa eminência, o mundo e as suas sombras,
Tingem-se no esplendor dum perpétuo arrebol;
O mais estéril chão tapeta-se de alfombras,
Não há nuvens no céu, nunca se põe o Sol.

Nela mora encantada a Ventura perfeita
Que no mundo jamais nos é dado sentir...
E a um beijo só colhido em seus lábios de Eleita,
A própria Dor começa a cantar e a sorrir!

Que importa o despertar? Esse instante divino
Como recordação indelével persiste;
E neste amargo exílio, através do destino,
Ventura sem pesar só na memória existe... 

ILUSÕES


Dos restos de amor, faço poesias.
Das lembranças, construo uma saudade
Dos dias que se foram, a mocidade
Que, aos poucos, de mim, se distancia…

Das minhas ilusões, faço castelos
Povoados por fantasmas do passado.
E os quadros, na parede emoldurados,
Tem, como estampas, os rostos mais belos.

A solidão é a rainha de tudo!
E o desespero é o seu escravo mudo,
Que se esconde sempre em meu coração…

E assim eu vou mantendo este reinado:
- enquanto resta um sonho , não sonhado,
Que eu deposito na imaginação…